+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

Automação dos sistemas de ar condicionado em salas limpas

16/05/2022 às 11:30

Conhecida por ser um ambiente projetado, construído e utilizado para controlar a geração e retenção de partículas, a sala limpa tem como aliado o ar condicionado, com o objetivo de assegurar a qualidade e eficácia dos processos e produtos.

Isso se deve ao fato de que sistemas de ar condicionado desempenham papel essencial no controle da contaminação, protegendo os operadores, o meio ambiente e o produto, contribuindo para a manutenção das condições assépticas. É evidente que os riscos à saúde estão diretamente atrelados às falhas nesse sistema, por isso não podem ser omitidos.

O que muita gente não sabe é que, além de vários fatores como pesquisa, desenvolvimento e testes clínicos, a qualidade do ar é um grande desafio na fabricação em laboratórios pelo potencial de contaminação. Diante disso, o uso de sistema de ar condicionado se tornou um item essencial entre as indústrias farmacêuticas e estabelecimentos assistenciais de saúde. Pela capacidade de controle de contaminação, por meio da temperatura e pureza do ar, o sistema é capaz de manter em condições seguras os ambientes de formulação, manipulação, embalagem, conservação e transporte de medicamentos.

Nesse cenário, o sistema de HVAC (sigla em inglês para Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) surge no mercado como uma solução altamente qualificada para deixar o ar mais limpo, com o auxílio de funções específicas voltadas ao tratamento do ar, assegurando o conforto térmico, a qualidade do ar e a umidade adequada para quem está presente no local climatizado.

Vale destacar que a falta ou falha dentro desses ambientes podem atingir diretamente o resultado esperado de eficiência e segurança do medicamento, gerando irregularidades no tratamento ou males à saúde dos pacientes. Portanto, os laboratórios farmacêuticos são os fatores determinantes para proporcionar a qualidade e eficácia de remédios, e, consequentemente, o impacto na saúde dos indivíduos que receberão o tratamento médico.

Se você estiver procurando alternativas para evitar a contaminação do ar do seu negócio, conte com o apoio da Brain Set na definição do melhor projeto para suprir as necessidades com total eficiência e qualidade!


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters