+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

Como os edifícios podem atuar de forma sustentável com a automação predial

16/11/2021 às 02:00

Ao mesmo tempo em que a inovação em automação predial avança, o tema sustentabilidade também ganha mais visibilidade e relevância, principalmente com os critérios ESG (Ambiental, Social e Governança) que cada vez mais estão permeando a estratégia, metas e propósitos das empresas.

Diante desse contexto, a automação predial ganha ainda mais importância por atuar e auxiliar em frentes sustentáveis que são comuns para todos, mas que nem sempre são vistas ou lembradas que estão ali. Podemos citar, por exemplo, a luz e o ar-condicionado desligarem automaticamente quando não se tem mais ninguém em uma sala.

Essa realidade já é muito comum em prédios inteligentes e, às vezes, esse viés sustentável não é percebido. No entanto, é preciso destacar que a automação tem atuação sustentável ainda mais acentuada ao propiciar o gerenciamento completo de todos os recursos usados em um empreendimento, como água, energia, temperatura, iluminação e segurança.

Assim, ao optar por implantar essa tecnologia que oferece um amplo sistema de gerenciamento, o empreendedor vislumbra benefícios que são atrativos e podem fazer a diferença no bolso todo mês. Entre eles estão a economia de água e energia, redução geral de custo, melhor impacto na infraestrutura urbana, redução de manutenção, mais qualidade de vida e conforto.

Como ser sustentável

Ao implementar um sistema de automação integrada, o edifício inteligente já apresenta ganhos energéticos consideráveis ao contar com sensores de ocupação e temperatura, que reduzem o consumo geral e diminuem custos. Esse gerenciamento já é uma medida eficiente e até aumenta o tempo de vida útil das lâmpadas.

É importante ressaltar que essa integração entre sistema de iluminação e climatização torna-se ainda mais sustentável ao incluir o gerenciamento sobre cortinas e persianas motorizadas, já que com ele é possível ajustar a entrada de luz e identificar a necessidade de fazer ajustes de temperatura.

Outra solução voltada à sustentabilidade é a inclusão de um sistema de geração de energia solar fotovoltaica, que, além de reduzir o consumo geral, pode energizar equipamentos ou sistemas de menor potência. 

A redução do consumo de água também é um tema constante na automação predial. Hoje, existem diversos sistemas integrados capazes de oferecer essa diminuição de consumo, como captar água da chuva, controle sobre a irrigação, cisterna e bombas de acionamento. 

No sistema de água, por exemplo, fica ainda mais fácil detectar previamente vazamentos e o mau funcionamento de algum equipamento. Com esse gerenciamento, todo o edifício evita o desperdício e promove uma maior economia de água.

Todas essas medidas são necessárias para garantir a excelência na gestão predial, tendo o suporte da automação e da tecnologia para ter um empreendimento cada vez mais autossuficiente e com redução de consumo e custos contínuos.

Tendências sustentáveis em automação predial 

- Projetos mais integrados

Com o avanço tecnológico e soluções personalizadas, a tendência é o desenvolvimento de sistemas ainda mais focados na sustentabilidade e que buscam um equilíbrio entre a conservação ambiental e o crescimento econômico. Com base nisso, é possível que a redução de emissões de carbono seja o próximo foco dos empreendimentos, assim como o uso de materiais reciclados. 

- Energia renovável

Essa é uma tecnologia ainda no começo nos empreendimentos mais antigos, mas que já faz uma grande diferença nos edifícios recém-construídos. Ter uma geração de energia renovável, seja ela separada da rede principal ou integrada, contribui para uma redução de custo significativa nos edifícios.

- Realidade aumentada

A visualização de sistemas de automação inteligentes fica mais clara e ajuda os profissionais a visualizarem os que podem ser gerenciados. A referência 3D é uma tecnologia que veio para ficar e pode se tornar ainda mais acessível e melhorada de acordo com o avanço tecnológico. 

- Interação na palma da mão

Hoje, os aplicativos em smartphones estão mais inteligentes, versáteis e criam soluções que podem ser facilmente aplicadas em conjunto com a automação predial. Essa relação entre gerenciamento e controle tende a ficar ainda mais próxima e interligada.

Conheça as soluções e serviços da Brain Set, empresa que acompanha a inovação e as melhores tecnologias para desenvolver projetos eficientes e seguros para os seus clientes na área de automação predial. 


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters