+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

Conheça como funciona a automação predial em aeroportos

31/01/2022 às 13:30

A GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, registrou entre janeiro e junho deste ano a circulação de aproximadamente 9,2 milhões de passageiros. Já o TECA, seu terminal de cargas, movimentou no primeiro semestre 151.893 toneladas de cargas transportadas.

Os aeroportos são um ótimo exemplo quando o assunto é automação. Já imaginou como toda essa operação funciona perfeitamente diante do seu tamanho e do volume de pessoas e mercadorias que passam por ele diariamente? E isso só acontece porque essa operação está sustentada na automação predial.

Ou seja, a automação predial é o coração de uma operação gigantesca de um aeroporto como esse. Nesse empreendimento as operações precisam ser eficientes, gerar economia para a companhia, segurança para todos, bem como comodidade e conforto aos usuários.

Toda operação aeroportuária só é possível por conta dos sistemas de automação, que funcionam através de painéis de controle e comandos que monitoram todas as áreas do aeroporto. Afinal, as operações de um aeroporto não podem parar ou depender de interferência humana para funcionar.

Geralmente são 24 horas de trabalho ininterrupto e com o mínimo de erros possíveis. Um imprevisto em uma determinada operação pode comprometer boa parte do funcionamento e da logística local.

Assim como em outros setores, a automação predial em aeroportos monitora, interliga, otimiza e também reduz custos na operação.

Serviços implantados em cliente Brain Set (aeroporto)

No Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto (SP) a Brain Set realizou a automação completa do sistema HVAC (sigla em inglês que significa Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado), com controle das unidades de tratamento de ar, sistema de ventilação e exaustão, além da central de água gelada. Nesse projeto a empresa utilizou controladores de linha FX da Johnson Controls.

Esse projeto de automação no Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes fez parte do plano de modernização do aeroporto, contribuindo assim para o aumento de sua operação na região.

Conheça algumas das soluções que oferecemos para aeroportos:

  •  Assessoria Técnica
  • Comissionamento e Validação de Sistemas
  • Diagnósticos e Análises de Funcionamento
  • Implantação de Sistemas
  • Locação de Sistemas de Automação
  • Manutenção Preventiva e Manutenção Corretiva
  • Operação Assistida
  • Projetos e Descritivos Funcionais
  • Treinamento e Suporte ao Cliente Final

Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters