+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

Inovação: como projetos inovadores podem trazer soluções tecnológicas

30/11/2021 às 02:00

Apesar da quarta revolução industrial não ser mais um dos temas em discussão setorialmente, o seu campo de aplicação e usabilidade das tecnologias de inovação desenvolvidas nesse ciclo crescem a cada dia. Assim, elas dão ainda mais relevância aos temas ligados a questões ambientais, sociais e de governança (ESG) que, hoje, permeiam toda organização.

Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, armazenamento em nuvem e robótica são algumas das soluções tecnológicas que a inovação trouxe para os mais diferentes setores da economia, incluindo a construção civil e, por consequência, a automação predial. Para que toda essa tecnologia seja aliada e bem aplicada, a automação permite que sejam utilizadas diversas soluções capazes de tornar a interação ainda mais prática, confortável, simples e eficiente.

Nesse sentido, a inovação nos sistemas de automação segue abrindo portas para o surgimento de estruturas ainda mais personalizadas, complexas e inteligentes com capacidade de autogerenciamento e adaptabilidade a diversos dispositivos, somando mais interfaces e usuários. 

Além desta complexidade de sistemas, novas soluções voltadas à conectividade também estão sendo mais integradas à automação predial. Isso porque a Internet das Coisas está sendo potencializada diariamente com os aplicativos e utilidades desenvolvidas para facilitar a interação entre humano e máquina.

Uma solução muito aplicada e que relaciona inovação, IoT e automação predial é o controle sobre energia. De forma geral, essa combinação de tecnologias proporciona uma estrutura inteligente o suficiente para desligar luzes e a temperatura de espaços que não estão sendo utilizados. Esse sistema garante uma redução significativa de energia, recursos e promove uma economia considerável no fim do mês. 

A IoT também traz outra otimização relacionada a infraestrutura e eficiência sustentável que é a redução no consumo de água. Assim, ao integrar sistemas, reguladores e sensores, torna-se mais fácil visualizar pontos de melhoria em relação ao consumo e até mesmo a necessidade de manutenção.  

Inovação e as vantagens da automação predial

Quando bem planejada e estruturada, a automação predial oferece inúmeras possibilidades de ações e soluções capazes de proporcionar conforto, tecnologia e sofisticação para qualquer empreendimento. Entre elas, estão: 

- Otimização na segurança

Ter mais segurança traz uma grande sensação de bem-estar. Aliada a automação predial, a segurança possibilita uma menor quantidade de erros e aumenta o nível de segurança no sistema de alarme, detector de fumaça e até em sprinkler.

- Conforto e interatividade

Poder controlar toda a estrutura de um prédio na palma da mão é algo que só a automação predial oferece de forma completa. Além disso, inovar nesse setor significa trazer soluções cada vez mais interessantes e integradas e que atendem às necessidades do cliente, seja algo individual ou corporativo, que envolve muitas pessoas.

- Aumento da vida útil das instalações

O sistema de automação oferece o fator previsibilidade para um determinado empreendimento. Com ela, é possível planejar ações de manutenção de acordo com a vida útil de cada sistema e equipamentos, tendo o objetivo de conservar e até mesmo detectar falhas ou problemas.

Assim, podemos ver, de fato, que a inovação tem muito a acrescentar. As soluções tecnológicas estão à nossa disposição e precisamos saber como aproveitá-las. A Brain Set é uma empresa que acompanha a inovação e as melhores tecnologias para desenvolver soluções eficientes e seguras para os seus clientes na área de automação predial.  Conheça os nossos serviços e portfólio: clique aqui


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters