+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

O que é um edifício inteligente e quais benefícios ele traz?

29/10/2021 às 10:00

Ao ouvir o termo 'edifício inteligente', é possível que inúmeras pessoas associem este conceito apenas à presença ou implantação de novas tecnologias e soluções em um determinado empreendimento. Contudo, um edifício inteligente vai além de equipamentos modernos e facilitadores de rotina. É uma definição que integra inovação, tecnologia, gestão e até sustentabilidade.  

Com base nisso, para identificar um edifício inteligente, basta analisar se ele utiliza processos automatizados para compartilhar informações e controlar os sistemas do empreendimento. Dentro deste conceito, o objetivo é oferecer a maior performance possível para o prédio, por meio de um sistema integrado de gestão, capaz de oferecer uma automação em rede inteligente e sustentável. 

Além disso, vale ressaltar que os edifícios inteligentes são aqueles que oferecem um conjunto complexo de soluções flexíveis, interligadas e mutáveis à realidade e rotina do empreendimento. Ainda tem a capacidade de gerir sistemas de iluminação, medidores, equipamentos de processamento, controle de acesso, sensores, interfaces, segurança, energia, entre outros recursos automatizados presentes no prédio.  

Desta forma, pode-se considerar que os edifícios inteligentes proporcionam uma experiência única ao reunir soluções eficientes capazes de reduzir custos e processar informações em tempo real.  

Por dentro dos edifícios inteligentes 

Na construção civil, toda informação é relevante e pode ser aplicada em um empreendimento inteligente. Por exemplo, os dados, quantidade de interações geradas diariamente, podem ser gravados, processados, analisados e usados para otimizar e melhorar a eficiência e sustentabilidade do prédio.   

Com essas informações é possível detectar pontos de melhoria em relação à acessibilidade no prédio, identificar futuras falhas e adotar medidas preventivas, uso de um aplicativo para reservar vagas no estacionamento, controle remoto de câmeras de segurança, ligar e desligar alarmes, controlar luz, temperatura, entre outras funções.  

Geralmente, todo edifício inteligente tem um sistema de gerenciamento de edifícios (BMS), mais conhecido como automação predial, capaz de integrar e controlar todos os sistemas do prédio. Esse pode ser considerado o cérebro do empreendimento ao garantir que todos os equipamentos funcionem de maneira coordenada, segura e eficaz.  

Além disso, ele coloca em prática a IoT (Internet das coisas) para que todos os dispositivos estejam conectados. Entre eles, estão sensores eletrônicos, infravermelho, térmicos, sinais eletrônicos, iluminação, temperatura e consumo de energia. 

Com o acesso cada vez mais prático via smartphone, a realidade aumentada (RA) e a inteligência artificial (IA) também compõem um edifício inteligente. 

A IA, por exemplo, pode ser aplicada em sistemas e equipamentos relacionados à ventilação, ar-condicionado e aquecimento. Com ela, será possível monitorar todo o sistema e identificar algum problema na distribuição ou até vazamentos.  

Os benefícios dos edifícios inteligentes 

Maior conforto 

O acesso remoto oferece mais comodidade, dinamismo e conforto em tarefas simples e complexas como controle individual de ambientes, temperatura, umidade, luminosidade, som, entre outros.  

Adaptação rápida a novas tecnologias 

Com o avanço da tecnologia, conectividade e novos equipamentos, a tendência é de que o edifício inteligente se torne mais comum e mais adaptável às soluções que possam aparecer na área da construção civil. 

Gestão e redução de custos operacionais 

Ter informações em tempo real e capacidade de gerenciamento dos principais equipamentos de um edifício, como portões elétricos, elevadores, bombas de água oferece a possibilidade de atuar de maneira preventiva diminuindo custos de manutenção e problemas de última hora. 

Análise de dados 

Os dados gerados em um edifício inteligente podem e devem ser utilizados para uma tomada de decisão mais assertiva e de impacto real. Com eles, é possível identificar a necessidade de se investir em novos equipamentos ou sistemas. 

Conheça as soluções e serviços da Brain Set, empresa que acompanha a inovação e as melhores tecnologias para desenvolver soluções eficientes e seguras para os seus clientes na área de automação predial. 

 


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters