+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

Automação predial para quartos de hotéis: uma realidade possível

14/04/2022 às 16:30

Atire a primeira pedra quem nunca esqueceu uma luz acesa ou usou o ar-condicionado de maneira exagerada durante a estadia em um hotel? Pode parecer irrisório, mas excessos como esses geram um consumo desnecessário e de custo elevado no orçamento mensal do empreendimento.

Diante desse cenário, a automação se faz presente com alternativas que visam colocar em prática o consumo consciente dos clientes, ao mesmo tempo em que reduz prejuízos para os proprietários de redes hoteleiras, que lidam com quilowatts a mais todos os meses, principalmente em alta temporada. Afinal de contas, assim como residências, escritórios, fábricas e empresas têm se tornado inteligentes, com os hotéis não poderia ser diferente.

Existem sistemas específicos de automação para quartos, porém ainda não são tão habituais no Brasil. Tratam-se de tecnologias que permitem maior eficiência e conforto dos usuários, como a possibilidade de colocar controles no modo inativo quando os quartos estiverem desocupados, por exemplo.

Toda a operacionalização é realizada por meio de um cartão inteligente, que é capaz de fazer a gestão e o controle de áudios, vídeos, banheiras e chuveiros. Além disso, o sistema traz uma perspectiva de utilização de sensores para controle da temperatura, da qualidade do ar e da ventilação, assim como a possibilidade de abertura e fechamento de persianas, aproveitando ao máximo a iluminação natural.

Segundo a Agência Internacional da Energia (AIE – em inglês: International Energy Agency), a construção e operação de edifícios são responsáveis, mundialmente, por 36% do consumo total de energia e por quase 40% do total de emissões diretas e indiretas de CO2. Portanto, além da economia de energia, a otimização de processos no setor hoteleiro traz ainda mais eficiência, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho operacional, oferecendo aos hóspedes conforto, controle e as inovações que eles esperam.

Conheça as soluções que a Brain Set oferece para a automação de quartos de hotéis. Estamos sempre à disposição.


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters