+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

O sistema de HVAC-R e o alerta sobre a necessidade de manutenção

30/01/2023 às 11:00

Um sistema de HVAC-R (Heating, Ventilation, Air Conditioning e Refrigeration) abarca as funções básicas e primordiais da climatização: aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração. Estas atribuições são responsáveis pela garantia do conforto térmico em ambientes coletivos, bem como pela alta qualidade do ar e o controle sobre algumas variáveis relacionadas ao ar.

Com funções tão cruciais e significativas, a manutenção e a troca dos elementos filtrantes, no momento ideal, são fundamentais para uma boa performance do sistema, visando proporcionar a filtragem do ar, renovação do ar ambiente, retenção de partículas sólidas, minimização e retenção de micro-organismos e o conforto térmico das pessoas que circulam em locais movimentados, como indústrias, shoppings, escritórios, edifícios, entre outros.

Entretanto, camadas de sujeira se acumulam nas peças móveis, fazendo com que o equipamento tenha que funcionar por mais tempo ou de maneira sobrecarregada, promovendo o excesso de desgaste dos dispositivos componentes do sistema. Sem contar a parada não programada, que pode levar à perda dos parâmetros estabelecidos do condicionamento do ar interno, como temperatura, umidade e volume de fluxo de ar.

Falhas elétricas podem trazer prejuízos financeiros e danos materiais imprevisíveis, porém, medidas simples como a manutenção preventiva podem resguardar o seu bolso e os seus equipamentos eletrônicos.  Segundo a NR-10 (Norma Brasileira número 10), que determina as condições mínimas de medidas de controle e sistemas preventivos, a periodicidade da manutenção nas instalações elétricas deve estar sempre em conformidade com as características de cada ambiente. Lembrando que a NR-10 tem o objetivo de implementar medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores em ambientes coletivos.

Com o monitoramento preventivo, o profissional habilitado na área realiza uma verificação minuciosa no estabelecimento ou indústria, regularmente, com o propósito de deixar todo o sistema elétrico organizado e estruturado. Se qualquer defeito for encontrado, o reparo será realizado imediatamente. A frequência ideal para manutenção do sistema de HVAC-R vai depender de um plano bem elaborado de manutenção (PMOC), que levará em consideração as condições operacionais e de uso requerido do equipamento.

A  Brain Set pode contribuir com o aperfeiçoamento do seu sistema de HVAC-R. Fale conosco!


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters