+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

A influência da qualidade do ar na produtividade no trabalho

26/12/2022 às 11:00

A Organização Mundial da Saúde alerta que a poluição do ar é uma das principais ameaças à saúde, matando cerca de 9 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. A revista científica norte-americana The Lancet estima também que cerca de 800 mil pessoas já morreram, em consequência da má qualidade interna do ar em seu ambiente de trabalho.

Os dados mostram que não é apenas a poluição externa, gerada pela queima de combustíveis fósseis por fábricas e veículos, que provoca problemas de saúde e seus agravantes para a população, a qualidade do ar em ambientes fechados também deve ser motivo de atenção para a sociedade em geral. Para dar prioridade ao assunto, em 2003, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) elaborou a Resolução nº 09, de 16 de janeiro, que estabelece diversas orientações técnicas sobre os padrões de qualidade do ar interior em ambientes climatizados artificialmente e de uso público e coletivo.

A diretriz indica que não apenas órgãos governamentais, mas as empresas privadas podem ser vistoriadas para análise da QAI (qualidade do ar em ambientes internos), assim como mostra os prazos recomendáveis de limpeza e análise ambiental do ar interno, que vão de mensal a semestral. É por meio das principais variáveis que garantem a QAI – temperatura, umidade e pressão – que tornamos o ambiente mais agradável, reduzindo os efeitos gerados pelas más condições que podem ser apresentadas em ambientes internos.

Com a automação, é possível fazer o monitoramento dos índices de qualidade do ar por meio de sensores de ambientes e indicadores mais sofisticados que medem a quantidade de compostos orgânicos voláteis presentes no ar, como o VOC e o CO2 (Dióxido de Carbono), que é um dos indicadores fundamentais da qualidade do ar interior.

Soluções apresentadas pelo segmento de automação predial são o caminho para o alcance das condições necessárias no combate aos agentes prejudiciais à saúde humana, renovando o ar do ambiente de maneira precisa e ajudando a reduzir a ocorrência de doenças respiratórias e alérgicas.


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters