+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

Como funciona a automação em shopping center e quais são os benefícios para este segmento

Como funciona a automação em shopping center e quais são os benefícios para este segmento

10/12/2021 às 09:00

Que a automação é um serviço benéfico e eficiente em diferentes projetos e setores isso é fato. Cada área tem sua particularidade e necessidade, por isso cada projeto é único.

Certamente você já esteve inúmeras vezes em um shopping center, mas nunca parou sequer para pensar como toda aquela megaestrutura funciona perfeitamente e muito menos quantas pessoas estão ali envolvidas para fazer o shopping center funcionar. E, cabe ressaltar, que a automação é peça fundamental deste processo.

A automação predial está presente na maioria dos shopping centers e é responsável para que todos os processos funcionem adequadamente, digamos, como uma orquestra. Afinal, na automação predial os processos estão interligados e juntos solucionam problemas, otimizam tempo e reduzem gradativamente custos na operação.

Isso é feito através de painéis de controle e comandos que monitoram as áreas do empreendimento. É muito difícil fazer a gestão de toda operação de um shopping center de forma manual. São necessários processos tecnológicos eficientes para aumento da produtividade e para redução de erros, para que tudo aconteça sem grandes contratempos.

Além disso, a automação predial em um shopping center serve de ferramenta para a área de facilities, que é composta por empresas especializadas na gestão de serviços como portaria, recepção, limpeza, jardinagem, manutenção de ar-condicionado, controle de pragas, coleta e manutenção predial.

Para se ter uma ideia da dimensão que é administrar um shopping center, listamos abaixo alguns dos serviços que estão relacionados à automação, são eles:

  • Ar-condicionado
  • Autoatendimento do estacionamento
  • Cancelas
  • Energia
  • Hidráulica
  • Monitoramento por câmeras
  • Portas
  • Sensores de vagas
  • Sistemas de segurança
  • Terminais de emissão de ticket de estacionamento

 

Serviços implantados em shopping centers clientes da Brain Set

A Brain Set realizou a implantação do sistema automação predial em dois grandes shopping centers, o Parque das Bandeiras Shopping, localizado em Campinas (SP) e no Shopping Pátio Paulista, na capital paulista.

No Parque das Bandeiras Shopping foi implantado o controle de temperatura e umidade de toda área comum, bem como um sistema de controle de entalpia que utiliza o ar externo do shopping ou reaproveita o ar interno do espaço, dependendo da condição que estiver mais favorável no momento.

O diferencial aqui é a economia de recursos, que trazem benefícios no longo prazo para o empreendimento e para o meio ambiente.

Já no Shopping Pátio Paulista, foi realizado um controle e monitoramento da central de água gelada com o uso de controladores CAREL e gerenciador de rede da linha FX, da Johnson Controls.

Nesse trabalho, o diferencial foi o cálculo e ajustes de indicadores de eficiência energética. Além disso, o sistema contou também com um recurso para monitoramento remoto pela equipe do cliente, através da exportação de dados via protocolo Modbus.

Conheça as soluções e serviços da Brain Set, empresa que acompanha a inovação e as melhores tecnologias para desenvolver soluções eficientes e seguras para os seus clientes na área de automação predial.


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters