+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

Indústria 4.0 no Brasil: principais tendências e desafios

28/09/2021 às 17:00

Análise de dados, robótica, impressão 3D, internet das coisas (IoT), inteligência artificial, cloud computing e realidade aumentada são apenas alguns dos pilares que compõem a Indústria 4.0 Inicialmente, seu conceito foi apresentado pela primeira vez na Feira de Hannover de 2011, como a Quarta Revolução Industrial. 

Esse fenômeno industrial surgiu para representar como as soluções tecnológicas inovadoras integradas são capazes de mudar, em grande escala, a automação, troca de dados, formas de produção e modelos de negócios no mundo e no Brasil. 

Diante desse cenário, vale destacar que a Indústria 4.0 atua em quatro pilares macro: eficiência, inovação, customização e transformação digital, no qual o desenvolvimento de tecnologias tem impacto na produtividade e, por consequência, amplia a eficiência do uso de recursos.

Hoje, a cada nova tecnologia aplicada, tendências e soluções passam a integrar a Indústria 4.0. Entre elas, podemos mencionar: 

  • Inteligência Artificial;
  • Internet das Coisas;
  • Big Data e Analytics;
  • Computação em Nuvem;
  • Impressão 3D;
  • Cibersegurança;
  • Robótica;
  • Biologia Sintética.

A Indústria 4.0 no panorama global

Com o mundo globalizado e setores industriais cada vez mais integrados, fundamentos como gestão, estratégia, eficiência, agilidade e transformação digital para obter um bom desempenho têm sido prioridades gerais em inúmeros segmentos. 

Por esse motivo, diversos países têm apostado no investimento em soluções focadas na automação direta na base do seu negócio. O objetivo é aplicar processos cada vez mais integrados e com tecnologia inovadora para se manter competitiva no mercado em que atua.   

Desafios do Brasil na Indústria 4.0 

Apesar dos diversos setores da economia e inúmeras companhias investirem na Indústria 4.0, atingir um patamar mais competitivo de países desenvolvidos é um grande desafio, principalmente no cenário pós-covid-19, em que se tem a expectativa da retomada de investimentos e o movimento internacional de políticas relacionadas a questões ESG, sigla em inglês para Governança Ambiental, Social e Corporativa. 

Com base nisso, é possível afirmar que existem inúmeros desafios para que a Indústria 4.0 cresça ainda mais no Brasil. Entre eles, podemos destacar:  

Fornecedores

As companhias precisam estar mais atentas aos movimentos e mudanças significativas que acontecem no segmento em que elas atuam. Por isso, é fundamental que sejam implementadas novas tecnologias de processos e de modernização para que as empresas possam se manter competitivas no mercado. 

Busca por tecnologia

Neste quesito, a busca por inovação deve ser constante. É preciso analisar de tempos em tempos novas soluções adotadas pelo mercado e buscar desenvolvê-las ou implantá-las para otimizar processos e, assim, ser mais eficiente e eficaz.  

Regulação

Atuar em conformidade com a legislação é fundamental para fazer parte da Indústria 4.0. Por isso, é necessário que as companhias estejam alinhadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e outras legislações que garantem uma operação transparente, correta e responsável, independentemente do setor em que atuam.

Novas profissões a partir da Indústria 4.0 

A implantação da indústria 4.0 nos diversos segmentos tende a criar profissões e ampliar as possibilidades de especialização em uma determinada indústria. De acordo com um estudo produzido pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em 2018, devem ser criadas cerca de 30 novas profissões em setores como automotivo, alimentos, máquinas e ferramentas, comunicação e, especialmente, construção civil. 

Com esse avanço dentro da construção civil, a automação de prédios ganha ainda mais relevância e abre oportunidades para especialistas em integração de sistema de automação predial, técnicos no assunto, gestão de logística de canteiro de obras, instalador de sistema de automação predial e muito mais. 

A Brain Set é uma companhia que acompanha a inovação e as melhores tecnologias para desenvolver soluções eficientes e seguras para os seus clientes na área de automação predial. Conheça nossas soluções e serviços

Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters