+55 (11) 2094-6999
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Santana - São Paulo - SP

A nova fase do BACnet voltada para a segurança

15/07/2022 às 10:30

Em mais de 25 anos de existência, o BACnet é um respeitado protocolo internacional que tem sido amplamente utilizado para a comunicação de dispositivos entre sistemas de automação predial de diferentes fabricantes. 

Durante esse período, profissionais da área de TI (Tecnologia da Informação) desenvolveram uma série de melhores práticas para redes de TI de escritórios e fábricas, com o objetivo de fornecer segurança da informação e integridade da infraestrutura. Entre essas inovações e melhorias, foi criado uma nova fase do protocolo centrada na comunicação segura, usando práticas chamadas de BACnet Secure Connect (BACnet/SC) e com as mais recentes técnicas de segurança que se integram facilmente com a infraestrutura de TI.

Essa questão é bastante importante, uma vez que os dispositivos de automação predial estão cada vez mais conectados por meio de redes IP. Geralmente, essas redes são compartilhadas com a infraestrutura existente de dados do edifício e algumas questões de segurança, por vezes, impedem ou inviabilizam o uso das redes corporativas por sistemas de automação predial.

A seguir, pontuamos alguns incrementos interessantes na nova fase do protocolo:

  • Utiliza redes IP compartilhadas sem necessidade de configuração de rede virtual privada (VPN);
  • Permite a passagem perfeita de configurações de rede IP simples a complexas e locais a globais sem comprometer os mecanismos de segurança existentes, como firewalls e suporte a NATs;
  • Fornece transporte seguro de mensagens usando o protocolo de aplicação IP padrão, Secure WebSockets, que é uma extensão para HTTPS e roda sobre Transport Layer Security (TLS);
  • Permite comunicações independentes da configuração da rede, incluindo IPv4, IPv6, Wi Fi e celular;
  • Possui compatibilidade total com todos os sistemas e dispositivos BACnet existentes por meio de roteamento BACnet normal.

Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters