+55 (11) 2094-6999
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Santana - São Paulo - SP

Como a automação pode auxiliar na segurança digital?

23/06/2022 às 11:00

A transformação digital aliada à computação em nuvem amplificou expansivamente o potencial de gestão dos sistemas operacionais das empresas. Porém, do mesmo modo, as ameaças cibernéticas colocam em maior risco as organizações.  De acordo com o Relatório SonicWall de Ameaças Cibernéticas, o Brasil sofreu mais de 33 milhões de tentativas de invasões, só em 2021, além de ser considerado o quarto país com mais registros de ataques de ransomware, que é também conhecido como sequestro de dados.

 

Diante desse cenário, é evidente que as empresas têm a necessidade de reforçar a sua segurança digital, implementando soluções que facilitem a infraestrutura empresarial, ao mesmo tempo em que assegura a confiabilidade dos diversos e diferentes dados que a tecnologia pode armazenar. Entre eles estão dados cadastrais, vídeos, mensagens, áudio, texto, transações financeiras, e-mails, entre outros. Esses dados transitam em uma velocidade incalculável, o que, por consequência, facilita a coleta e armazenagem dessas informações na memória e que operam com suporte direto na nuvem em tempo real.

 

Por outro lado, sabemos que quanto maiores e mais complexas as infraestruturas e as redes, mais difícil se torna o processo de gerenciamento manual da segurança e da conformidade. As operações manuais provocam morosidade na detecção e correção de problemas funcionais, além de erros de configuração de recursos e aplicações internas, deixando seus sistemas vulneráveis a invasões e problemas de conformidade. Com a automação, empresas podem simplificar as operações do dia a dia e incorporar a segurança em procedimentos técnicos, aplicações e infraestrutura desde a fase inicial.

 

Um estudo do Instituto Ponemon identificou que há uma diferença considerável de 84% entre o custo de uma violação para organizações que implantaram automação de segurança (US$ 2,9 milhões) e aquelas que não tiveram (US$ 6,7 milhões). Diante disso, concluímos que o universo da automação predial está em constante evolução e não podemos deixar de acompanhar os movimentos e os desafios que essas inovações nos impõem a cada dia.


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters