+55 (11) 2094-6999
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Santana - São Paulo - SP

Inteligência artificial em sistemas de automação predial

14/03/2022 às 11:00

É fato que os algoritmos e softwares de inteligência fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia. Muitas vezes nem percebemos, mas usamos algoritmos em diversas atividades simples do nosso cotidiano.

A inteligência artificial, que de maneira simplificada, é um software capaz de analisar diversos dados e tomar uma ação específica e racional diante de um cenário único, está sendo implantada muito rapidamente em diversas áreas. Hoje utilizamos IA para muitas coisas, como chatbots, assistentes pessoais, sistemas de segurança, vendas e até mesmo no meio educacional.

Com tantas áreas aplicando IA, não seria surpresa termos também IA na automação predial. Novamente, sendo bastante simplista no conceito, a automação predial não deixa de ser por si só uma forma de inteligência artificial.

O que tem se destacado agora é a inteligência artificial dentro dos sistemas de automação. Já existem softwares, por exemplo, que analisam a programação implantada no sistema de automação e alteram, corrigindo ou adaptando, os algoritmos que foram previamente implantados e que muitas vezes não são os mais adequados para aquele processo controlado.

Uma outra aplicação de IA é com o uso de softwares que atuam coletando dados durante uma janela específica de tempo e, com esses dados, maximizam a operação do sistema que está sendo controlado, mantendo a estabilidade do processo e buscando o menor consumo de energia possível. Tudo isso sem qualquer intervenção humana ou necessidade de alteração do software de controle primário.

Assim, já temos condições de implantar ferramentas de AI que podem decidir de maneira autônoma por ações interessantes como, por exemplo, alterar o setpoint de temperatura de um determinado ambiente em 0,2°C, não prejudicando o conforto térmico e economizando 10% de energia no processo. Ou ainda, otimizar o uso da CAG (Central de Água Gelada) buscando o ponto ideal de operação dos equipamentos durante todos os dias do ano, independentemente da programação implantada originalmente.

As possibilidades do uso da AI na automação predial são infinitas e só estamos no começo. IA foi algo muito presente na AHR Expo 2022, que ocorreu em Las Vegas, evento que a Brain Set marcou presença, com o propósito de trazer atualizações e novidades do setor.


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters