+55 (11) 2094-6999
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Santana - São Paulo - SP

O que significa automação?

Brain Set

05/07/2021 às 00:00
Automatizar significa tornar algo ou algum processo automático. Pela descrição do dicionário, é fazer algo agir, quase inconscientemente, por instinto ou hábito adquirido. Transpondo para o mundo da tecnologia, ou seja, para a realidade em que vivemos, automatizar é implementar uma programação para que os processos operem de forma autônoma para favorecer o ser humano.

Se usarmos a linguagem mais atual, podemos falar sobre machine learning, ou aprendizado de máquina, na tradução para o português. Um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados (informações), identificar seus padrões e agir de forma autônoma, ou com o mínimo de intervenção humana.

A automação nada mais é que um recurso que o homem desenvolveu ao longo do tempo para trazer mais segurança e conforto para a própria vida. Este conceito resgata nossa origem. Como homens primatas, a busca por sobrevivência nos fez desenvolver métodos que facilitassem – ou melhor, garantissem – a manutenção da vida.

Portanto, a automação está muito mais relacionada a pessoas que a máquinas. Os sistemas, softwares e equipamentos são os meios para que o objetivo seja atingido. É esta visão que deve ter quem trabalha com automação predial, tendo como foco os benefícios que cada projeto pode promover para a melhoria do trabalho da equipe de operação e para as pessoas que frequentam as instalações do edifício.

Pode parecer algo muito conceitual e distante, mas que faz a diferença no momento de desenvolver um sistema e entregar as melhores soluções para a necessidade do cliente, que, por vezes, não havia sido sequer identificada por ele.

Na Brain Set, temos uma equipe com olhar treinado para ir além dos protocolos e ferramentas de automação. Queremos promover o ambiente mais seguro, confortável e com eficiência energética para que o cliente foque naquilo que é importante: no crescimento do seu negócio.


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters