Quais são as perspectivas do 5G na manutenção e no Facility Management?
Quais são as perspectivas do 5G na manutenção e no Facility Management?
Aguardada sob forte expectativa pelas empresas brasileiras, a quinta geração de telefonia, o 5G, já é realidade em oito capitais: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa, São Paulo, Curitiba, Salvador e Goiânia. Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas são as próximas localidades em que o sinal deve ser ativado também.
O 5G é considerado o passaporte que levará à aceleração e ao avanço da digitalização no Brasil, contribuindo diretamente para a automação e a integração de variadas tecnologias que incluem inteligência artificial, robótica e IoT (Internet das Coisas). Com maior velocidade de processamento e sem necessidade de fios conectados às máquinas, será possível realizar atividades com maior produtividade, gerando melhores resultados e proporcionando alta competitividade entre os mercados de vários segmentos.
Na manutenção preditiva, por exemplo, o 5G potencializará a ligação de mais equipamentos ao mesmo tempo, integrando ainda mais os sistemas e resultando no alcance de dados de qualidade sem latência. A tecnologia também irá proporcionar reparos remotos por meio de realidade aumentada.
Há perspectivas positivas de que o 5G e a expansão da IoT chegarão a todas as modalidades de negócios, contribuindo para a diminuição do tempo de parada, o aumento da confiabilidade dos ativos e a apuração do controle de qualidade. Porém, com as limitações em relação à infraestrutura, é provável que demore algum tempo para que os técnicos sintam o verdadeiro impacto do 5G sem obstáculos de rede.
Já em relação ao mercado de Facility Management, a inovação tecnológica trará desafios operacionais consideráveis, ao mesmo tempo em que permitirá a criação de edifícios inteligentes e cada vez mais eficientes. Isso se deve ao fato de que toda a estrutura que suporta o 5G tende a se juntar à longa lista de ativos que os gestores de Facility Management costumam ter a seu cargo. Com isso, é evidente a necessidade de considerar a compatibilidade com a tecnologia ao escolher ou substituir equipamentos.
Além do mais, entre as grandes atribuições dos gestores podemos citar o empenho em assegurar a mobilidade e a conectividade dentro dos edifícios. Para isso, será necessário driblar os entraves que poderão bloquear o 5G, seja por meio de tecnologia já existente ou por outras possíveis intercorrências operacionais.
Com essa nova tecnologia cada vez mais próxima de todos nós, é evidente a urgência de investimento em equipamentos compatíveis com as especificações que a acompanham. É necessário adequarmos as nossas infraestruturas para recebermos as transformações que o 5G promete trazer para o nosso cotidiano, tanto no aspecto corporativo como no pessoal.
O futuro é agora! Você está verdadeiramente preparado para o 5G?