+55 (11) 2094-6999
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Santana - São Paulo - SP

Sensores de qualidade do ar interno

28/03/2022 às 11:00

Com o avanço dos sistemas e das boas práticas de engenharia, os sistemas de automação passaram também a controlar e manter em níveis adequados o CO2 interno, um componente de monitoração da qualidade do ar.

 

Diante do cenário da pandemia de Covid-19, temos observado que as pessoas estão mais cautelosas e com receio de ambientes fechados. Com isso, os fabricantes de produtos para automação lançaram no mercado sensores chamados de "sensores de qualidade do ar interno (Indoor Air Quality Sensor no original)". 

 

Esses sensores usam o conceito de vários sensores em um só, ou seja, monitoram e informam ao sistema de gerenciamento predial (BMS), por meio de comunicação serial (Modbus), por exemplo, diversas variáveis, sendo: Temperatura, Umidade, CO2, TVOC e PM2.5/PM10. 

 

Alguns desses sensores contam ainda com outros recursos como monitoração de presença no ambiente (ocupação), monitoração da pressão barométrica (pressão atmosférica) e monitoramento da intensidade luminosa.

 

É importante destacar que todas essas variáveis, de maneira geral, influem em maior ou menor grau, na qualidade do ar interno.

 

No final de janeiro, a AHR Expo (International Air-Conditioning, Heating, Refrigerating Exposition), principal evento do setor de ar condicionado que reúne as tendências da tecnologia de HVAC-R para os próximos anos, mostrou que os sensores de qualidade do ar interno deixaram de ser apenas sensores para verificar temperatura e pressão e hoje se transformaram numa grande estação de informações.

 

A Brain Set teve a oportunidade de acompanhar de perto essas e outras inovações. Atualmente, existem até oito variáveis dentro de um único sensor, sendo a temperatura, pressão, presença, iluminação, gases, entre outros. Inclusive, a customização dessas variáveis já é uma realidade entre alguns fabricantes.

 

Organizada pela ASHRAE (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers) e pelo AHRI (Air-Conditioning, Heating & Refrigeration Institute), a AHR Expo 2022 aconteceu em Las Vegas, no oeste dos Estados Unidos. O evento ocorre sempre no período de inverno no Hemisfério Norte desde 1930, porém, em função da pandemia, foi adiado nos últimos dois anos.

 

A próxima AHR Expo acontece em Atlanta, de 6 a 8 de fevereiro de 2023.


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters