+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

Automação de laboratórios farmacêuticos: um caminho sem volta para a otimização de processos

Automação de laboratórios farmacêuticos: um caminho sem volta para a otimização de processos

27/04/2022 às 11:00

A automação já é uma realidade no segmento farmacêutico. Seja mantendo a temperatura ambiente necessária ou oferecendo maior conforto às pessoas, a automação também auxilia no impedimento de que insumos e vacinas acabem estragando, além de evitar o alastramento de vírus.

Por outro lado, quando falamos sobre automação em laboratórios farmacêuticos, é fundamental ressaltar o guia GAMP5 (Good Automated Manufacturing Practice) – Boas Práticas de Manufatura Automatizada, que está atualmente na versão 5 e que valida documentalmente que os sistemas computadorizados, cumprem adequadamente com suas funções automáticas e contribuem para garantia de rastreabilidade dos lotes produzidos.

Uma vez automatizados, os laboratórios também devem cumprir as exigências do FDA 21 CFR Part11, norma americana que recomenda itens que tornem o sistema seguro e passível de validação.

Todas essas exigências asseguram o cuidado com o paciente, com a rastreabilidade, integridade e qualidade dos produtos ou processos em relação à conformidade regulatória. A automação diminui as tarefas de amostragem e logística referentes às operações externas, resultando numa economia de custos na indústria farmacêutica.

Os laboratórios automatizados utilizam tecnologias avançadas e específicas para colocar em prática ações recorrentes, como a entrega e preparação de amostras. Além disso, já são utilizadas inovações direcionadas para a manutenção preditiva, visando o planejamento de tarefas pouco executadas, como manutenção de grandes equipamentos, que podem ser realizadas por analistas de laboratório com o apoio remoto de especialistas.

Além da eficiência, a indústria farmacêutica também pode obter benefícios adicionais, como monitoramento remoto que pode ser incorporado aos equipamentos, com a probabilidade de redução do tempo de inatividade, permitindo que as empresas diminuam o manuseio de dispositivos de alto custo, como cromatografia, espectrômetros de infravermelho, isoladores, entre outros.

Conte com o apoio da Brain Set na definição do melhor projeto para suprir as necessidades do seu laboratório!


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters