+55 (11) 2094-6999
Rua Alemanha, 1.490 - Camilópolis - Santo André - SP
Rua Regente Feijó, 944 - cj 1604-A - Vila Regente Feijó - São Paulo - SP

Como a automação hospitalar traz benefícios e pode ser eficiente na área da saúde?

Como a automação hospitalar traz benefícios e pode ser eficiente na área da saúde?

15/10/2021 às 10:00

A automação traz benefícios e vantagens para projetos em diferentes setores e, na área da saúde, não seria diferente. É o caso da automação em ambientes hospitalares. Na medida em que a tecnologia avança, cada vez mais podemos utilizar a automação a nosso favor para inovar em decisões que atendam às demandas de cada negócio com o objetivo de solucionar problemas, descomplicar processos, poupar tempo e, claro, reduzir erros e diminuir os gastos ao longo do tempo.

Aqui, o conceito de transformação digital ganha ainda mais força. Antes, tarefas que precisavam ser realizadas exclusivamente com mão de obra humana, hoje, já podem ser feitas através da tecnologia. No caso de hospitais, o objetivo é facilitar processos, tanto para os pacientes, quanto para funcionários, sejam médicos, enfermeiros ou administrativos. A instituição, como um todo, também é favorecida. 

Esses sistemas agilizam processos, o que inclui desde demandas administrativas até ações que impactam diretamente quem precisa realizar determinada atividade. Por esse motivo, pode-se dizer que a automação em ambientes hospitalares está diretamente ligada com o aumento da qualidade de um serviço e com a produtividade. Com menos interferência de humanos, as tarefas ficam mais ágeis e com redução de erros.

Além disso, a automação em hospitais tem relação com trazer mais comodidade e conforto ao paciente, com ações que visem seu bem-estar. Isso significa otimizar prazos na busca de prontuários, agendamentos internos, encaminhamentos, medicação, exames, entre outras demandas capazes de melhorar a gestão hospitalar.  

Conheça os benefícios da automação em ambientes hospitalares: 

Agilidade na identificação e necessidade dos pacientes 

A automação oferece uma gestão inteligente, integrada e conectada entre os mais diversos setores do hospital. Por isso, a identificação e triagem das reais necessidades do paciente são primordiais para a continuidade de um processo correto, focado, seguro e assertivo.   

Dados mais rápidos

Na automação, com um simples código de barras ou um clique, é possível ter acesso completo à ficha dos pacientes e ter detalhamentos importantes como estado clínico, alergias, medicamentos, tratamentos realizados, entre outras informações importantes e que fazem a diferença na hora do atendimento médico. 

Segurança 

Além do auxílio na gestão, a automação também traz benefícios relacionados à segurança e proteção de dados dos pacientes e até mesmo do hospital. Por exemplo, hoje, é possível criptografar informações relacionadas aos pacientes. Essa medida garante uma segurança administrativa ainda mais importante aos hospitais e clínicas.  

Redução de custos e apoio na gestão financeira 

Com processos internos mais inteligentes e integrados, melhorar a gestão financeira fica ainda mais fácil. Diante das informações coletadas e geradas pelo sistema, é possível identificar se existe a necessidade de rever despesas, tomar decisões preditivas e preventivas em relação a equipamentos, evitar gastos com manutenção, auxiliar na contabilidade e em uma série de atividades administrativas. 

Evita o desperdício de medicamentos 

Administrar e controlar a entrada e saída de medicamentos não é uma missão fácil. Por isso, ao implantar a automação, é fundamental desenvolver uma solução eficiente e que busque evitar desperdícios de medicamentos e permita a localização rápida de produtos. Além disso, esse sistema oferece uma atuação muito mais rápida de toda a equipe médica. 

Foco na infraestrutura 

A automação também possibilita a melhor distribuição de pacientes em todo o hospital ou clínica médica. Com ela, é possível administrar e evitar aglomerações desnecessárias, direcionar e acompanhar em tempo real a quantidade de pacientes em uma determinada área. 

Exemplos em hospitais 

Dentro da área de automação em ambientes hospitalares, a Brain Set tem dois cases de sucesso e que são tendência para hospitais e clínicas médicas. Em parceria com o Hospital Cema, a companhia desenvolveu um sistema de automação que atua no controle e monitoramento dos condicionadores de ar de expansão indireta, de ventiladores e exaustores e da central de água gelada. Foram utilizados controladores e gerenciador de rede da linha Metasys e FX, ambos de fabricação Johnson Controls, que oferecem excelentes resultados em eficiência energética para todo o sistema.  

Já no Hospital Beneficência Portuguesa (BP) foi implantado um sistema completo de automação para HVAC (controle dos condicionadores de ar, do sistema de ventilação e exaustão e das centrais de água gelada) em todo o complexo hospitalar, incluindo os centros cirúrgicos. Com essa tecnologia, houve ganho otimizado em eficiência energética e monitoramento em todo o hospital.  

Esses são alguns exemplos de automação em que a Brain Set, empresa que acompanha a inovação e as melhores tecnologias para desenvolver soluções eficientes e seguras para os seus clientes na área de automação predial, pode atuar. Agora, aproveite para conhecer nossas soluções e serviços. 


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters