+55 (11) 2094-6999
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Santana - São Paulo - SP

Brain Set

30/06/2021 às 00:30
Não é possível falar em automação predial sem envolver a tecnologia. Afinal, são sistemas que operam via conexões automatizadas e centralizadas que mantêm o gerenciamento de um edifício. Com operações que contam com cada vez menos interferência humana, os computadores e mecanismos precisam “aprender” a funcionar de forma autônoma. Isso te parece ficção científica? Mas não é! Em sua segunda edição, o Brain Set Comunica está apresentando um conceito conhecido como Aprendizado de Máquinas, ou Machine Learning, em sua versão em inglês.

Imagine que você apresenta um padrão para o ajuste de temperatura de um ambiente. Essas configurações são assimiladas pela máquina e, a partir da retenção desse conhecimento, ela passa a interpretar o ambiente e automatizar o processo. Em outras palavras: a máquina aprende com os dados ao invés de apenas seguir instruções pré-determinadas. Isso é aprendizado de máquina, um termo intimamente relacionado com outro que entrou para o repertório tecnológico: Internet das Coisas (ou IoT, Internet of Things, em sua sigla em inglês). Sistemas e equipamentos que são abastecidos por informações ao estarem conectados em rede e que, a partir disso, operam sem a necessidade de um comando humano.

A conexão entre os diferentes dispositivos, soluções digitais e equipamentos, incluindo aí nessa lista os eletrodomésticos, cria um amplo banco de dados (poderíamos falar sobre Big Data, mas vamos nos conter), reunindo um histórico de informações para auxiliar nas configurações dos sistemas automatizados.

E um dos benefícios de toda essa tecnologia automatizada é a otimização de processos em busca de eficiência energética. A Smart Energy é uma das áreas de pesquisa mais avançadas em IoT. A energia inteligente inclui uma variedade de medidas operacionais como monitoramento de vazamentos e inclusão de recursos de energia renovável para gerenciar não só o consumo, mas também o abastecimento de energia em um empreendimento.

É fácil perceber como esses conceitos já não são mais ficção e aparecem na prática no desenvolvimento de projetos de automação predial. A tecnologia avança e nós da Brain Set desenvolvemos soluções que entregam cada vez mais segurança, qualidade e inovação aos nossos clientes.


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters