+55 (11) 2094-6999
Rua Voluntários da Pátria, 654 - Santana - São Paulo - SP

Qual a importância do Big Data para as empresas?

01/10/2021 às 10:00

A transformação digital é um movimento que está cada vez mais integrado às políticas e propostas de governança das empresas que buscam inovação, otimização, competitividade e assertividade, seja na produção, desenvolvimento ou na entrega de um determinado produto ou serviço. Nesse processo, o Big Data tem ganho cada vez mais importância e relevância dentro das companhias.

Essa é uma ferramenta estratégica que oferece a interpretação, processamento e gerenciamento de dados em grande escala e volume. Com base nisso, é preciso ressaltar que o Big Data tem como referência cinco bases tecnológicas e que atuam em conjunto: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.  

Neste quesito, pode-se dizer que os dados viajam em uma velocidade incalculável, o que, por consequência, facilita a coleta e armazenagem destas informações na memória. Vale destacar que algumas soluções presentes no mercado, em relação ao Big Data, têm suporte direto na nuvem e operam praticamente em tempo real.  

A variedade está relacionada aos diversos e diferentes dados que a tecnologia pode armazenar. Entre eles estão dados cadastrais, vídeos, mensagens, áudio, texto, transações financeiras, e-mails, entre outros.  

Já o volume está diretamente ligado à capacidade dos dados que podem ser coletados. Por isso, cada companhia precisa fazer uma autoavaliação da sua estrutura e entender as melhores opções que podem ser implantadas de acordo com suas necessidades. 

Em relação à veracidade, é preciso definir quais dados são verídicos e se estão em sintonia com a estratégia ou contexto a ser adotado. Por fim, o valor é o processo de identificar e selecionar o dado mais relevante com o objetivo a ser atingido. Esse filtro de dados é fundamental para o sucesso ou fracasso de uma determinada decisão. 

Com esses princípios, o Big Data é uma solução tecnológica transformadora e capaz de auxiliar as empresas de diferentes áreas de atuação como manufatura, varejo, construção civil, saúde, serviços financeiros, entre outros, no desenvolvimento de produtos, manutenção preditiva, experiência do cliente, segurança, eficiência operacional, machine learning e inovação.  

As vantagens do Big Data 

Com a implantação do Big Data e o constante aprimoramento desta tecnologia, as empresas tendem a estar cada vez mais atentas às necessidades dos seus stakeholders e inovar na entrega de um produto ou serviço. Entre os benefícios e melhorias que podem acontecer estão: 

Eficiência no business intelligence

Com dados, será possível analisar riscos e oportunidades, ou seja, fica mais fácil adotar uma estratégia competitiva e que traga bons resultados. Além disso, será possível antecipar tendências e traçar novos objetivos de negócio, se necessário.

Comunicação mais assertiva

Em algumas companhias, ampliar as vendas é o grande objetivo. Com o Big Data, existe a possibilidade de analisar o público-alvo, identificar aquilo que mais consomem e orientar a comunicação para que ela atinja esse nicho de pessoas. Esses dados são ótimos para auxiliar na definição de mercado, histórico de vendas, tendências, entre outros.

Atendimento e suporte ao cliente

Com base nas informações de seus clientes, é possível entender os padrões e adotar iniciativas capazes de melhorar a relação entre a empresa e o público-alvo. Por exemplo, com base nas vendas às sextas-feiras, um supermercado consegue identificar se existe aumento na compra de um determinado produto para o final de semana. Tendo essa informação, ele consegue desenvolver campanhas ou promoções para aumentar as vendas e, assim, o relacionamento com o cliente.

Redução de custo

De certa forma, o Big Data tende a criar projeções futuras mais claras, tendo como base as informações passadas. Por isso, a companhia pode usar essa tecnologia para planejar, analisar e identificar formas de tornar a companhia mais eficiente e evitar perdas.

Gostou de saber mais sobre Big Data aqui no blog? Então, compartilhe o nosso conteúdo e fique de olho nas nossas redes sociais. A Brain Set é uma companhia que acompanha a inovação e as melhores tecnologias para desenvolver soluções eficientes e seguras para os seus clientes na área de automação predial. Confira nossas soluções e serviços. 

 


Compartilhe:

Inscreva-se para receber nossas newsletters